Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social preferida.

Como garantir um bom início de safra apesar das mudanças no clima?

Os últimos acontecimentos no Sul do país mostram claramente o efeito que as mudanças bruscas no clima podem causar. Além de afetar famílias e a sociedade como um todo, a economia gerada a partir do cultivo de culturas também sente o efeito.

Por exemplo, para o período de plantio e colheita de cana de açúcar, também conhecido como Safra, a falta de chuva em algumas regiões é uma interferência direta. Segundo o consultor Mauricio Muruci (Safras & Mercados), as chuvas nos canaviais da região Centro-Sul estão por volta de 13% a 17% abaixo da média, desde Dezembro de 2023. 

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimentos) recentemente também relatou que a região Sudeste, onde se concentra a maior produção de cana de açúcar do país, também sofreu impacto devido as condições do clima.

Com tantas alterações, é de se esperar que a Entressafra também seja afetada. Em muitos casos, as Usinas precisam reduzir o período de manutenção para cumprir com os números da produção de açúcar e álcool.

COMO LIDAR COM A INTERFERENCIA DO CLIMA NO PERÍODO DE ENTRESSAFRA?

Como a variação do clima interfere diretamente no período de manutenção, as Usinas precisam se certificar que os equipamentos sejam revisados no prazo adequado, sem perder a eficiência, e em um período em que a demanda é alta. Ou seja, é quando os fornecedores que atuam com assistência técnica ficam cada vez mais concorridos. E é aí que começa outro desafio.

Para evitar problemas de atraso de início de Safra, muitas plantas optam por trabalhar com manutenção preventiva, que nada mais é do que realizar um check-up regular dos equipamentos. Com isso, é possível identificar, e as vezes até resolver possíveis problemas antes que causem danos. Com essa abordagem, a manutenção durante a Entressafra pode ser otimizada, diminuindo custos e prazo.

Atualmente existem diversas soluções para garantir a eficiência desse período de reparos. Por exemplo, para assistência técnica de turbinas a vapor e redutores, a ROXVEL desenvolveu o contrato a longo prazo, um produto que dá acesso a uma equipe técnica disponível (24/7) para atender exclusivamente as necessidades da sua operação.

As Usinas que já contam com esse contrato conseguem diferentes vantagens, entra elas:

  • Previsibilidade financeira: A partir da manutenção preventiva, é possível antecipar os custos e ter mais condições de pagamento;
  • Aumento de vida útil das máquinas: Por meio das visitas periódicas da equipe técnica é possível identificar e solucionar problemas que vão diminuir o tempo de parada do equipamento. Além disso, também é um método que ajuda a identificar e viabilizar possíveis modernizações, considerando a necessidade da operação;
  • Estoque estratégico de sobressalentes: Uma vez que o plano de manutenção está previsto, é possível avaliar o estoque de peças e ter acesso a melhores condições de pagamento e prazo.

Lidar com as incertezas do clima e com o período reduzido de Entressafra fica mais fácil com assistência técnica ágil e de qualidade, e é fundamental para garantir um bom início de produção. Fale com nosso time e solicite uma análise para a sua próxima manutenção.

Mais matérias

Fale agora conosco