Qual é a função do mancal para turbinas a vapor?
O mancal para turbinas a vapor é desenvolvido para garantir que o eixo do rotor possa rotacionar sem perder a sua posição original. Ou seja, essa é uma peça que atua como suporte dentro da máquina.
Caso ocorra atrito entre os dois lados, o eixo do rotor começa a sofrer vibração, o que faz com o que outras peças também comecem a ser danificadas de forma gradativa. Essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, entre eles:
Com essas informações, já dá para perceber o quanto essa peça pode interferir no funcionamento do seu equipamento. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a fabricação de mancais?
Como o mancal é feito?
Criamos um passo a passo para que possa conhecer as etapas da fabricação de um mancal para turbina a vapor. Vamos lá:
A primeira fase envolve a preparação da peça, que acontece por meio de um processo de usinagem, baseado no tipo de matéria prima. É neste momento que o mancal começa a criar forma. Depois disso, o componente passa pelo enchimento de metal patente.
A partir daí, o mancal está pronto para receber o teste de ensaios não destrutivos, que são: líquido penetrante e ultrassom. O primeiro procedimento (mais conhecido como LP) tem como objetivo detectar inconsistências na superfície da peça. Já o ultrassom é realizado para identificar possíveis danos internos. Esta etapa é fundamental para garantir a qualidade do mancal de turbina.
Feito tais procedimentos, é hora de a peça passar pela pinagem, que nada mais é do que juntar as duas partes do mancal por meio de pinos e parafusos.
A próxima fase também é conhecida como ajuste de face de junção com pasta abrasiva, onde são retiradas as irregularidades da peça, permitindo assim que haja o contato perfeito entre as duas metades. Este processo também garante a precisão das medidas do mancal. Caso não ocorra, a montagem e rendimento da peça podem ser alterados.
Para finalizar a fabricação do mancal, é feito o acabamento (de acordo com o projeto), o que inclui a furação da peça.
A partir daí, o componente fica liberado para ser inspecionado pelo controle de qualidade e embalado para envio ao cliente.
Tipos de mancal para turbinas a vapor
Existem diferentes tipos de mancais e variadas aplicações. Para turbinas a vapor, é comum ouvir falar sobre o tipo axial e radial axial. A diferença entre os dois é que o mancal axial leva metal patente apenas em seu interno, pois, seu objetivo é resistir à força na mesma direção do eixo. Já o mancal radial axial é feito para suportar força perpendicular, ou seja, de ângulos diferentes.
Além disso, alguns mancais são pastilhados, e são projetados para operar em máquinas que possuem alta rotação.
Vantagens dos mancais ROXVEL
Nossa base envolve oferecer qualidade e confiança para os nossos clientes. Por isso, contamos com alguns fatores que fazem com que a nossa fabricação de mancal para turbinas a vapor se destaque. Entre eles estão:
Além disso, a nossa parceria é transparente. Nós fazemos questão de trabalhar de portas abertas para que os nossos clientes tenham a certeza que estão contratando a solução ideal para suas máquinas.
Bom, como vimos, o mancal pode interferir no funcionamento da sua turbina. Então, que tal saber mais sobre quando é preciso recuperar ou fabricar uma peça nova? Continue acompanhando nossos artigos e, se tiver alguma dúvida é só falar com a nossa equipe, estamos prontos para te ajudar!
Tenga acceso a un equipo técnico especializado para evaluar sus máquinas y garantice la performance de su operación.
Para hablar con nuestro equipo, complete el formulario al lado: