Armazenar conjuntos rotativos como rotores de turbinas, compressores, eixo de redutores, é uma preocupação comum. Afinal, este é um processo fundamental durante a execução de projetos de manutenção prolongada e/ou estocagem adequada.
Isso porque a armazenagem correta pode evitar grandes prejuízos em uma operação. Por exemplo, em plantas de cogeração de energia, é de praxe manter em estoque as principais peças de um turbogerador, entre elas, rotor de turbinas a vapor, garantindo disponibilidade imediata.
Em casos de reparo emergencial, quando é necessário realizar a reposição, é muito mais fácil contar com a peça pronta e em bom estado. Ao invés de se deparar com uma peça cheia de defeitos.
Mas, para isso acontecer, é essencial que os equipamentos industriais estejam em boas condições. Eles não podem ter sofrido nenhum tipo de corrosão, o que acontece quando estão mal armazenados em um ambiente exposto à umidade.
Como o sarcófago garante a vida útil dos seus equipamentos?
Um sarcófago nada mais é do que um contêiner. Por meio dele, o armazenamento é feito em uma câmara isolada, com um sistema que retira todo oxigênio presente e insere gás nitrogênio pressurizado.
Esse processo garante que o equipamento armazenado não sofra corrosão ou qualquer influência de agentes externos.
No caso de um rotor/eixo de turbina a vapor, a peça é posicionada verticalmente para evitar qualquer deformação geométrica devido ao empenamento, que pode acontecer por diferentes motivos, incluindo a força da gravidade.
Na ROXVEL, temos uma equipe de Engenharia preparada para desenvolver sarcófagos. Eles são fabricados sob medida, garantindo a adequação certa para o seu equipamento.
Além disso, o processo fabril é baseado em normas, como a API 687 1ª Edição de 2001, e padrões reconhecidos por grandes entidades, como a Petrobrás. Ou seja, entregamos a qualidade e a eficiência que seu projeto precisa. Gostou e quer saber mais? Então, clique aqui e conheça todas as nossas soluções para turbogeradores.